Imagem_manualSEI17/06/15 – Como estratégia de implementação do Enap sem Papel e do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o Manual de Usuário do SEI foi customizado, a exemplo do que foi feito no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O documento foi visualmente remodelado e revisado pela Coordenação-Geral de Comunicação e Editoração da Enap, de modo a adequá-lo à linha editorial das publicações da Escola.

O objetivo do manual é sanar dúvidas dos servidores quanto ao uso do SEI no dia a dia de trabalho, e foi elaborado conjuntamente pelos seguintes órgãos: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP); Tribunal Regional Federal da 4ª Região; Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI/MP); Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e governo de Brasília – todos colaboradores do Processo Eletrônico Nacional (PEN) – projeto conduzido pelo MP, e que prevê a uniformização da tramitação de documentos no governo federal.

O documento, dividido em 11 capítulos, aborda temas como Visão geral, Iniciando operações no SEI, Operações básicas com processos, Recuperando informações, Assinaturas, Usuários externos, e Arquivamento, entre outros.

Para ilustrar o manual, servidores da Enap foram convidados para participar de ensaio fotográfico “se livrando dos papéis e entrando na era digital”. O diretor de Gestão Interna, Cassiano Alves, foi o responsável pelas fotos do ensaio, que também contou com o envolvimento de outros profissionais da Escola na produção e no apoio ao registro fotográfico.

“O ensaio foi realizado em um clima de descontração e fez com que os servidores se sentissem parte importante desse processo de mudança na Enap”, avalia a coordenadora-geral de Gestão da Informação e do Conhecimento, Claudia Müller.

O resultado do Manual de Usuário do SEI (Enap sem Papel/ Capacitação/ Manuais e Apresentações) e do ensaio fotográfico (Enap sem Papel/ Galeria de Fotos) pode ser conferido no site do projeto Enap sem Papel.