03/06/15 – A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizou, nos dias 1 e 2 de junho, a 1ª oficina de apresentação geral do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A capacitação, ministrada pelo

arquivista e coordenador de Documentação e Informação do Ministério da Justiça (CDI/MJ), Bruno Crescenti de Paiva, aconteceu nos laboratórios da Escola e contou com a participação de cerca de 40 servidores.

Durante os dois dias de oficina, Bruno Paiva apresentou as funcionalidades do SEI e indicou fontes alternativas – além da capacitação – como suporte na utilização do Sistema. “O manual do SEI já está disponível no site do Enap sem Papel. Além disso, no próprio sistema, é possível acessar vídeos contendo mais informações em Para saber mais”, completou.

O instrutor aproveitou para chamar atenção para os avanços na implementação do SEI. “A adoção do Sistema traz inúmeros avanços para as instituições que o adotam, como transparência dos dados, segurança da informação, agilidade na tramitação dos processos (dentro e fora da organização), compartilhamento de minutas, trabalho colaborativo, sem contar o grau de maturidade do Sistema”.


Bruno falou, ainda, sobre a experiência na adoção do SEI no Ministério da Justiça. “A implementação no Ministério foi mais tranquila do que imaginávamos, pois a cultura do papel no órgão era muito forte. No período de virada da chave, fechamos o arquivo central e disponibilizamos servidores para o help desk dos usuários. Em 15 dias, para nossa surpresa, as pessoas já estavam utilizando o sistema sem maiores problemas”, concluiu.